Moda Luanda 2010

março 1, 2010

Obs: Estou no Rio viajando (eee!) , por isso ao contrário de montagens todas as fotos aparecerão na galeria no final do post!

Para quem não sabe, sou carioca mas moro há 2 anos em Luanda, Angola,  e percebi que nunca falei nada sobre a moda daqui! Ano passado pude ir ao Angola Fashion Week (no dia do desfile da Totem, inclusive), e mais recentemente fui ao Moda Luanda, munida de câmera, caneta e papel em mãos para anotar tudo possível e postar aqui.

O evento, produzido pela empresa Step, é também uma noite de premiação; os melhores da música, televisão e moda angolanas são premiados entre os blocos de desfiles de 16 criadores de moda nacional e apresentações musicais. Com um clima intimista em uma tenda nos Maristas, no bairro 1° de Maio, o Moda Luanda 2010 explorou o tema da robótica e modernidade, levando até uma plataforma elétrica que elevou as modelos acima da passarela.

A moda angolana ainda está dando seus passos iniciais, mas é bom ver como está atenta às tendências mundiais: transparências, comprimentos curtos, volume nos ombros, brilho, silhuetas sequinhas, babados, leggings de látex, sandálias pesadas… a estilista Dina Simão, premiada como criadora do ano de 2009, me explicou que sua coleção, com nome traduzido de uma língua nativa significando “Regresso da Mulher”, conta a história de uma mulher que voltou para a África após ir menina para a Europa — unindo corte e estruturas do outro hemisfério, onde ela trabalhou por 15 anos, com tecidos e estamparias tradicionais africanas. Achei super interessante.

Os modelos são tão diversos quanto o próprio evento. Leticia é de origem espanhola; Celma, angolana, tem 27 anos (viu Brasil?) com 10 anos de carreira em Portugal; Ismael além de modelo é repórter… simpáticos, contaram que o melhor da moda são o que aprendem com as viagens, desafios e pessoas que conhecem, e elegem caminhadas e alimentos e sucos naturais como aliados de beauté. Todo mundo tirando os tênis do armário já!

O evento terminou com o desfile de moda masculina de Tekasala e Shunnoz, um verdadeiro show com direito a declamação de poema e ternos irreverentes e coloridos vestidos não só por modelos mas por homens reais e outcasts da sociedade. Enfim, o Moda Luanda 2010 reuniu artistas, cantores, jornalistas, atores e, é claro, fashionistas para prestigiar os premiados da noite e os estilistas angolanos. O que acharam?

About these ads

18 Respostas to “Moda Luanda 2010”

  1. distraída pra vida, como diria o otto, olhei pra esquerda e vi, na surpresa, tweet [piu é mais bonito] com teu nome.

    aí, sem acreditar na surpresa, li anúncio de novo post e… adivinha!! sobre o assunto que era eu-mais-uma-na-fila para perguntar “mas criatura, porque tu não nos conta o que tu vê?”.

    espero que este post – que preciso reler, pq a ansiedade me fez devorar, nao “degustar” – seja primogênito de uma série, com muitas imagens de gentes, de lugares, de pequenos objetos que compõem a estética que tu, carioca, está vendo em Luanda.

    e é isso: mostra TEU ponto de vista.
    porque o que a nós – leitores sedentos, curiosos sem-remédio – interessa é encontrar descrição de gente sensível, sem medo de ser original.

    para-bens, mulher!!!
    tua alma cativa…

    Lu
    @pensandoemmoda

  2. Amei esse post, é tão legal quando a gente vê informações diferentes das comuns no mundo da moda. Muito bom saber que a moda na Angola está se desenvolvendo também.

  3. Adorei o post!
    Tava me perguntando onde vc morava e já descobri! Que legal, hein?

    Essas oportunidades de ir à lugares diferentes e ainda conhecer o mundo da moda e os estilistas que nem imaginávamos que existiam é perfeito né?

    Dá pra ver que eles estão super evoluídos e tem bastante coisa linda pra mostrar pro mundo!

    Beeijos

  4. ah, que post legal :D
    eu amo conhecer/saber o que acontece em outros lugares.
    e vc está mostrando um pouco do que vê por aí, que é diferente da minha realidade :}

    quero mais! HAHAHA

    beeijo ;*

  5. Bel Sant Anna said

    Oi, Bel!Vc me perguntou lá no blog sobre a STUDIO TMLS. Se só vendia no Rio, não foi?
    Olha, os endereços das lojas está no site deles e vc pode comprar tb pelo site deles.http://www.studiotmls.com.br/index.
    Sobre o off encontrinho, tem mais blogueiras cariocas que adorariam participar e q são super gente boa. Vc vai adorar conhecer!
    bjão, Bel.
    Ah, adorei ler aqui um pouquinho sobre Luanda. Desde q vc foi morar aí e eu visito o seu blog q sinto curiosidade de conhecer um pouco mais sobre o assunto. Eu adoro a África!

  6. que maximooo nunca tinha visto fotos! adorei

  7. Que legal, adorei saber um pouco mais sobre a moda de Luanda!

  8. Oi Bel, adorei o post!
    Qdo vc me disse hoje pelo twitter que morava na Angola eu ainda pensei “Ela não comenta muito sobre isso no blog” rsrs.
    Só são divulgadas as semanas de moda de Paris, NY, Milão… Então saber um pouco mais sobre os desfiles que não estão nesse eixo é super válido. Deeve ter sido uma ótima oportunidade!
    As fotos são ótimas! Obrigada por ter compartilhado com a gente.
    Beijos

  9. Fernanda said

    Também acho que tem que virar uma tag do blog, pq é muito bom saber sobre a moda de uma cultura diferente, principalmente vindo da áfrica, coisa que a gente não acha fácil por aí.

    Adorei o post e os looks, e manda maaaais cultura de angola pra gente!

  10. Menina, adorei seu Blog e adorei saber que vc mora em Luanda! Moro no Rio e trabalho com turismo. Nunca fui mais tenho uma super simpatia por Angola.
    Volte logo, adorei seus posts e quero ver mais.
    Bjos

  11. Penelope said

    Bebel, que bacana seu blog, amei, sou nova na blogosfera,que loucura hein?Me faça uma visitinha, meu bloguinho ainda é bem humilde, bjks e sucesso.

  12. Roberta said

    Amei o post!Muito legal conhecer um pouco mais de Luanda!Não tinha a menor idéia de como seria a moda,ou caminharia a moda por Luanda sabe?
    E legal saber também que você é carioca…Esitve aí uns 10 dias e quero ficar,podchi?hahaha
    beijoo

  13. Bel Sant Anna said

    Realmente, muitas estrelas lindíssimas no Oscar!

  14. Mo said

    Poxa Bebel, massa o post! Assim como as outras meninas falaram nos comentários é sempre bom conhecer mais as idéias, culturas e moda de outros lugares! Fiquei surpresa quando soube que tu morava em Luanda, pq jurava mesmo que vc continuava morando no Rio! kkkkkk
    Espero que essa experiência esteja sendo legal pra ti e que vc possa compartilhar com a gente um pouco mais de lá!
    Bj

  15. Dina Simão said

    Que bom esta forma gostosa de comunicação. Estou em Angola e a minha amiga inglesa Suzy em Setúbal/Portugal é que me envia o site. Como é bom vermos o nosso trabalho reconhecido, farei tudo para não vos decepcionar e o céu será o meu limite.
    Obrigado a todos os que acreditaram nas potencialidades e parabenizaram.me com o seu precioso voto que me fez ganhar o trofèu.
    Um bem haja a todos e vamos continuar a mostrar ao mundo: Yes WE CAN!!!!!!

  16. ola eu fui um dos modelos (+ nomeado tambem)no desfile e gostei de ver que ja existem pessoas d fora pelomenos a tirar o seu tempo para ver o trabalho do nosso pais

  17. Helenna Capri said

    Moro no Brasil, em Aracaju-SE, e tenho uns poucos amigos em Angola. Surpresa fiquei em saber que aí também está atuante a preocupação com a moda, tendências. Óbvio, que é preciso, e assim o é, o cuidado em preservar e ter cores e estilos angolanos. É isso aí! Quero conhecer Luanda, sua gente. helenna.irpac.1978@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: