Transmissão de pensamento

novembro 24, 2009

Ultimamente tem havido uma intensa transmissão de pensamento fashion, levando a gente a pensar mais ainda sobre os blogs, como blogar melhor, o papel dos blogs na moda, a moda em si… já repararam? Depois de tantos posts legais em bom português, vemos que esse pensamento é “universal” ao ler posts como esse ótimo da Blackbook Mag, ou esse de David Barrie — este último indicado por Jane Aldridge, dona do Sea of Shoes, em seu twitter.

David, em seu interessantíssimo post, cita Charles Leadbeater e Paul Miller e sua “Pro-Am Revolution”. Basicamente, a ideia de 2004 diz que amadores são o futuro. “Amadores trabalharão de modo profissional, serão ‘sabidos’, educados, dedicados e conectados pela nova tecnologia,” cita ele. O nome do post, algo como “inovação amadora vai além do tamanho PP”, até lembra Ale Garattoni falando que it girls vêm cada vez mais se destacando e dominando o mundo antes reservado ao núcleo de modelos, não?

David emenda ainda que é possível ver pessoas amadoras fazendo mais do que inovação cultural. Dando exemplos como Jane do Sea of Shoes, Scott Schuman e Rumi do Fashion Toast pra mostrar “amadores” que cresceram tanto que passaram a ditar moda também — Rumi, inclusive, virou inspiração pro alto verão da Triya aqui no Brasil, sabiam? E esses são só alguns exemplos de lá, porque aqui nas bandas de cá isso já acontece.

Interessante saber que já tinha gente apostando na gente e no nosso potencial (e amor!) muito antes de sabermos, não? Os blogueiros de moda, fashionistas natos ou amadores entusiastas, estão conectados por uma paixão em comum — e foi essa paixão que desafiou, quebrou barreiras e conquistou seu espaço na mídia e no mundo. Não foi a à toa que Garance, Tommy e Scott ganharam laptops e lugares na fila A (antes coisa de Suzy Menkes) para fazer updates em seus blogs, in real time, dos desfiles em Milão.

Resumindo, os amadores deixaram de apenas admirar a moda e passaram a fazê-la, inspirá-la, inová-la. It girls, blogueiros e fotógrafos viraram modelos, inspiração, criadores, formadores de opinião. Quer saber se uma tendência pegou? Vá às ruas, leia blogs! Acho que essa conscientização de que temos um importante valor para a indústria da moda só nos fará crescer ainda mais. Por isso, blogueiros, vamos difundir informação boa e conteúdo criativo, e fazer crescer mais a mídia (e provar que somos mídia também!) ao mostrar lados diferentes da mesma moda. Assim vamos ampliar nossa visão, gosto e opinião; vamos aprender e ensinar. Consequentemente, só vai melhorar a moda que os criadores fazem — a mesma sobre a qual nós escrevemos e usamos. Ponto pra todo mundo, vocês não acham?

9 Respostas to “Transmissão de pensamento”

  1. jullie said

    Para mim essa é a principal importância da internet, com certeza! Todo mundo tem a chance de mostrar seu valor, ou até mesmo descobri-los.
    bju querida

  2. Post super pertinente e como já comentei em outros blogs que falaram sobre o assunto: é tudo uma questão de tempo. Com o desenvolvimento dos blogs,uma maior preocupação dos blogueiros com conteúdo,com a responsabilidade pelo que se escreve,é mais do que natural que os blogueiros venham a ganhar notoriedade aqui na terrinha também!
    Tem um Post do Bainha-de-Fita-Crepe que acho muito legal e que pega esse assunto,ó o link: http://bainhadefitacrepe.wordpress.com/2009/11/18/eternamente-responsavel-por-aquilo-que-escreves/
    xêroo

  3. Com certeza! O mais importante é a possibilidade não só de ter voz, como de fazer a sua voz ser ouvida. No final, restarão os melhores, amadores ou não!

    Beijo,
    Camila

  4. modalovers said

    Concordo com o post! Quando eu quero saber o que tá na moda.. a internet tái pra mostrar tudo.. adoro!

  5. Obrigado por mencionar meu blog. Você está tão certo. Novas rotas de entrar para a fila à frente da Suzy Menkes é justamente a oportunidade que a Internet oferece.🙂

  6. Márcia Mesquita said

    Oi Bel, obrigada pelo comentário!
    eu concordo, mas acho que ainda estamos muito longe… são poucos os blogs realmente comprometidos no Brasil. Eu não me encaixo porque não quero cobrir nada com o meu por enquanto, sou assessora de imprensa e não posso misturar as coisas, mas é difícil…
    mas vamos nessa, bom ver que mais gente pensa como eu hehehe

    bjs

  7. Paradis said

    Bebel, há quanto tempo!!! Como vc tá??? O seu blog está mais lindo do que nunca!

  8. Adorei o post, esses dias mesmo eu tava lendo posts e textos com assuntos assim e comentando com algumas blogueiras…
    Estamos ganhando mais espaço na mídia e mais reconhecimento a cada dia que passa, mas mesmo assim há um loongo caminho a ser percorrido, ainda mais aqui no Brasil!

    Temos que continuar firmes, tentar inovar sempre e trazer boas inspirações de pessoas como a gente pra mostrar que temos qualidade!

    Beeeijo

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