Moda Minimalista

abril 8, 2010

Sendo a moda repleta de extremos e contradições, nada mais justo que uma resposta contrária aos excessos visuais causados pelos ombros marcados, brilhos, cores fortes e exageros em geral, tendências que fazem parte do revival dos anos 80. O outro lado da moeda, a moda minimalista, preza uma cartela de cores neutras, estética clean, e silhueta consciente, enxuta e perfeita — este último adjetivo dá-se graças à alfaiataria e suas linhas sofisticadas e arquitetônicas. Gosto da tendência porque, além de ser um exercício de bom senso, despe a roupa de todos os elementos extras e a trabalha em seus alicerces: as formas, o acabamento, a modelagem. 

O mininalismo é considerado a tendência mais inovadora e relevante das últimas temporadas, devido ao sucesso da coleção de verão 2010 de Phoebe Philo para a marca francesa Céline. Mas engana-se quem acha que esse movimento de “limpeza visual fashion” característico dos anos 90 está sendo revisitado apenas agora: desde 2005 e 2006 modelagens mais justas e peças que remetem a um estilo mais clássico vem aparecendo nas passarelas. Na última temporada, ela influenciou até as coleções de pre-fall de marcas como Chloé e Stella McCartney, lembram? 

Quem não tem afinidade com peças clássicas não precisa se preocupar: o minimalismo não é sinônimo de chatice. O mix entre as texturas das roupas, ou uma peça com silhueta ajustada em cores fortes, por exemplo, atualiza e deixa a produção mais interessante. Hits da temporada como saias em couro ou shorts de alfaiataria podem aliar-se não só às boas e velhas camisas brancas mas também às rendas, babados e cintura marcada, que dão o toque feminino e equilibram o mood mais sério. Mas lembre-se de deixar seu maxi colar e outros múltiplos acessórios em casa: afinal, para o lado minimalista da moda, less is always more.

Quer ler mais sobre o minimalismo nas últimas coleções? Cathy Horyn no NYT e Sarah Mower no Telegraph.

About these ads

31 Respostas to “Moda Minimalista”

  1. Thaís said

    Show! essas roupas com formas geometricas estão com tuddo, muitos lindos os looks :D

  2. Engraçado que quando comecei a ler teu post me veio só Stella McCartney na cabeça,visto que andei lendo mais sobre ela e,realmente, ela se inspira muuuito no minimalismo.É até,pra mim,uma das principais características do estilo dela.
    Eu gosto da idéia clean e tudo mais,apesar de que tenho que me esforçar pra inserir no meu dia a dia.É uma idéia a se trabalhar,no meu caso,fora que a mistura de texturas proposta também é muuuuuuito legal,na verdade, o que mais me atrai!
    Enfim,beijão!

  3. Bel Sant Anna said

    Eu gosto do minimalismo. Um estilo que está muito mais interessante agora do que na década de 90. Diante de tanto exagero e maxis que a moda está vivendo nos últimos ano, ás vezes, sentimos vontade de clarear as ideias. Acho que o minimalismo veio pra isso. Eu curto como tendência pra ser vista e na minha maneira de vestir tb. É bem mais interessante parecer cool sem muitas refências, sem ficar perdida no look.
    Sobre o que vc acabou de comentar on meu blog, Bel, concordo com vc. Eu quero ser editora de moda, um dia. Sei que é um cargo ambicioso mas nada tira minha paz, minhas convicções. Preciso ser feliz pra trabalhar, interagir e até gastar dinheiro. Do que adianta ganahr o mundo se perdermos a nós mesmos?
    Beijos, Bel.

  4. Fernanda Taube said

    Duas primeira observações: adorei o post e finalmente vc atualizou, ein!

    Respira.

    O minimalismo e o atual adultismo andam de mãos dadas, mas gosto do contrapondo e do mix de estilos. Por que não ser clássica e punk ao mesmo tempo? Vale de tudo hoje em dia, é experimentar pra ver.
    Como EU não gosto do minimalismo total, prefiro usá-lo apenas para compor looks mais misterios e aleatórios. Acho válido.

  5. Coisa boa ler um post tão bem escrito. Já fui muito fã do minimalismo; hoje tô numa época de experimentalismos e redescobertas (hahaha). Mas acho minimalismo muitíssimo elegante.

  6. Adorei o post, ótimo!
    Acho liiinda a tendência minimalista. Menos é sempre mais, e cores e modelagens mais sóbrias e clássicas são muuuito elegantes, quero mais peças assim pra mim!

    Beeijos

  7. vc voltou! :}

    penso que a nova aparição do minimalismo é necessária. ontem eu estava folheando a Gloss e o editorial de moda estava repleto que tendências desse inverno, uma peça por cima da outra, mil coisas!
    agora é uma época oportuna para o minimalisto. eu gosto de misturar, mas nem sempre faço do jeito que penso e no fim coisas simples são tão bonitas quanto.

    beeijo ;*

  8. Vanessa said

    Aeeeeeeeee!
    Bel de volta!
    ahuahuahuahuah

    Tb gosto dessa tendência!

    Bjosss!

  9. Adoro minimalismo, mas confesso que tem horas que eu preciso dar uma encrementada, né?

    Bel, a fonte que eu usei naquele post foi a Miss Le Gatees, que também acho super linda. Beijo!

  10. [...] Pra ler e aprender: Moda Minimalista no Fashion Affair! [...]

  11. Definitivamente, less is more! Sou totalmente a favor dessa máxima. Adoro a tendência minimalista. Cortes impecáveis, alfaiataria, clássicos e mais clássicos. Eu sou completamente apaixonada pelas camisas brancas. Dá vontade de ter um armário lotado delas.
    Beijos

  12. Aline said

    “O minimalismo e o atual adultismo andam de mãos dadas”, também concordo muito com isso que a Fernanda falou. Acho muito válida essa volta do minimalismo pra nos descansar um pouco dos excessos do revival 80’s.
    Mas o melhor do post é que ele é super bem escrito, dá gosto de ler.
    Beijos.

  13. Sarah said

    Nunca deixei de usar minimal, mas fico feliz que ele tenha voltado as revistas. Nao aguentava mais fluor 80.

  14. Pri said

    Adorei o post!! gosto das duas coisas, mas tenho meus momentos, não sou presa a nada! Bj

  15. Priscila said

    Quando se trata de se vestir sou uma pessoa de vários gosto kkkk gosto de ficar variando (na realidade eu me visto de acordo com meu humor kkkk é lógico que o da preguiça eu não me visto super mal, mas me visto com looks mais básicos kkkkkkkk)

  16. Mo said

    Olha essas peças minimalistas me fazem pensar diretamente em roupa chique! Tudo bem que eu adoro um babado aqui e um frufru alí, mas uma peça com um corte bonito e um acabamento digno é sinônimo de elegância na hora! Belo post Bebel, vc como sempre ensinando a gente coisas legais!
    Bj
    ps: menina eu não tava conseguindo comentar aqui!!!! :/

  17. Adoro profundamente um look mais limpo de vez enquando. Estampas de mais me torturam. É um dos pouquíssimos pontos fortes doas anos 90. Porque eu andei vendo uma galerinha de cintura alta e barriga a mostra que me lembrou os jeans da minha vizinha quando ouvíamos Mamonas e líamos atrevida, maus tempos. Ahloka!
    aaoskpaokspaoks

    Viva a simplicidade eventual!

  18. gih said

    eu adoroo! acho chic! super lindo

  19. Ju Martins said

    adoro 80 nas modelagens e minimalismo nas cores ;) post mto bom e desde já sigo o blog. MTO MTO bom!

  20. julianne said

    noussa! amoo esse tipo de peça clean… nada melhor do o básico.=*
    adoro o blog.

  21. Marcela Souza said

    Linda e Lindo seu post!
    não some mais não mulher!
    besos

  22. Adorei seu blog!
    Estou seguindo!
    Visite e siga o meu tb!
    http://www.caroladuarte.com
    Beijo=)

  23. Deia said

    Nosssa adoro minimalismo e adorei o post!
    mto show é oq eu + uso ou tento né hah
    bjs

  24. minimalismo é sinônimo de sofisticação! adoro!

  25. Adorei o post!!!! E parabéns pelo blog!

    Dps dá uma passadinha no meu!

    thefashionlemon.wordpress.com

    BEIJOCAS!

  26. Adorei o blog!
    Visite e siga o meu!
    http://www.caroladuarte.com
    Beijinho = )

  27. Catarina said

    oi, adorei tudo aqui.
    Suas postagens, são ótimas, adorei ler.
    Se poder da uma passadinha lá no meu blog:
    http://kah-catarina.blogspot.com
    vou adorar se você também seguir e comentar nossa postagens!

    beijos, te encontro lá.

  28. raphael said

    adorei a moda do minimalismo. Para mim, o rei dessa moda é o Francisco Costa para a Calvin Klein.

  29. Amei seu blog.Minimalismo uma moda fashion um lindo , up belo blog.!.!.!
    PARABENS…………….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: